• Telefone: (41) 3657-2112
  • E-mail:vendas@protenpar.com.br

Fabricação

Os fios de aço são presos em uma das extremidades da pista para, em seguida, serem esticados por macaco hidráulico e presos na outra extremidade. São usadas cunhas especiais para manter a tensão aplicada nos fios, evitando assim, a relaxação natural do aço.

Em seguida, os agregados da massa de concreto são dosados por balanças eletrônicas controladas por computador. A massa é batida e levada até a máquina extrusora que molda as viguetas no formato “T”.

Quando o concreto está curado, as viguetas são serradas nos tamanhos adequados para cada obra.

Laje Protendida

São chamadas de pré-moldadas porque sua montagem é feita através de viguetas de concreto pré-moldadas, espaçadas por lajotas cerâmicas ou E.P.S. (isopor) e capeadas com uma camada de concreto. São protendidas pois os fios de aço contidos nas viguetas são pré-tensionados (esticados) com macaco hidráulico durante o seu processo de fabricação.

As viguetas são fabricadas por extrusão com 03, 05 ou 07 fios de aço tipo CP175 RNe com 04mm de diâmetro e possuem altura de 09cm ou 12cm. O FCK do concreto utilizado é de no mínimo 45 MPa, para manter um nível superior de qualidade e resistência.

lajeprotendida

lajeprotendida2